Por Herbert Lins

Hospital João Paulo II o eterno dilema de Marcos Rocha em Rondônia

A cada hora, chega para esse colunista, vídeos dos corredores Hospital João Paulo II em Porto Velho


Eu não sou psicanalista e muito menos psicólogo, mas mergulho na psicologia social e na filosofia devido à Geografia Política e Eleitoral, Ciência Política e do Marketing Político e Eleitoral. Nos próximos dias, quero tratar do tema ódio como um sentimento muito caro para cada pessoa. Mas caro no sentido não necessariamente como mercadoria, comercializada, mas caro da importância, de grandeza, da aversão e da repulsa. Posso até me permitir a pensar com vocês que o ódio não é um afeto como qualquer outro, como uma alegria que é rápida e passa, como uma paixão com prazo de validade. O ódio é um sentimento caro para o ser humano. Você até chega a dizer: não pense nisso, esquece essa situação, esquece essa pessoa, é como tentar convencer uma pessoa com palavras, argumentos que já estão explodindo com uma dinamite em ódio. Neste caso, compreendo o ódio sendo um afeto, daí percebo que o afeto o afeta, que marca um acontecimento, não é uma mera casualidade, um mero fruto do acaso, ele é uma coisa que fica em nós, ele é muito caro. Então, se alguma coisa estou explicando ser cara, se estou explicando que o afeto é alguma coisa assim, não banal, a primeira coisa que quero que vocês pensem comigo é, nós nunca seremos indiferentes ao ódio que estilamos. É impossível eu dizer que odeio alguém ou alguma coisa e não quero saber nada dessa outra coisa, dessa outra pessoa na minha vida. Mas por quê? Porque se você não odiasse, não estaria em pauta, ou seja, você não perderia tempo falando sobre isso. Porque o sentimento de ódio denuncia o que nos falta. Nós só falamos daquilo que nos falta. Seja por uma obrigação, por uma necessidade, por um afeto, por interesse, por desejos e afins.

Preenche

Se você está aqui comigo na Coluna Falando Sério, é porque a Coluna Falando Sério lhe falta. Se estou aqui transmitindo os bastidores do poder, é porque transmitir os bastidores do poder lhe preenche.

Indiferente

Para não ser indiferente à palavra ódio, tudo que cabe no meu vocabulário e nas minhas horas vagas, quero estudar e trazer para você, leitor e seguidor. Não podemos ser indiferentes a esse sentimento em relação a nós, nas outras pessoas e na política.

Guerra

Oriente Médio pode mergulhar em uma longa guerra após a morte do número 1 do Hamas, Ismail Haniyeh. O Exército de Israel assumiu a autoria da morte de um dos responsáveis que arquitetou a invasão terrorista a Israel em 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de 1.200 pessoas. Neste caso, poderemos ter uma guerra total envolvendo Israel, Irã, Hamas e o Hezbollah.

Coincidir

O sistema eleitoral venezuelano tem sido unanimemente considerado um dos mais seguros e protegidos contra a fraude. Exige quatro momentos de identificação: inscrição dos eleitores nos cadernos eleitorais, voto eletrônico, extração de voto de papel, impressão digital do votante e depositado na urna. No encerramento, a urna eletrônica emite a ata da eleição com os resultados e os números têm de coincidir com os votos impressos.

Fraude

Por que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ainda não tornou públicas as atas que sustentam o anúncio oficial de que o ditador Nicolás Maduro (PSUV) foi o vencedor? Essa ação demonstra um sinal claro de que houve fraude eleitoral.

Reconhecer

As primeiras falas públicas do presidente Lula (PT) sobre as evidências de manipulação e fraude nas eleições da Venezuela, mostram claramente que o governo brasileiro está abrindo caminho para reconhecer a suposta “vitória” do ditador Nicolás Maduro (PSUV) no pleito eleitoral de domingo (28).

Presentes

Estiveram presentes na entrega de requalificação da BR. 364 no perímetro urbano do município de Itapuã D’Oeste realizada pelo DNIT – Ministério dos Transportes, o Ministro Renan Calheiros (MDB), o senador Confúcio Moura (MDB), o governador Coronel Marcos Rocha (União), a deputada estadual Claudinha de Jesus (PT), deputada federal Cristiane Lopes (União) e os deputados federais Lúcio Mosquini (MDB) e Fernando Máximo (União).

Reaproximação

Na entrega de requalificação da BR. 364, no perímetro urbano do município de Itapuã D’Oeste, o governador Coronel Marcos Rocha (União), no seu discurso, sinalizou reaproximação com o deputado federal Fernando Máximo (União).

Dividir

Vale lembrar que os parlamentares federais Cristiane Lopes e Fernando Máximo, ambos do União Brasil, são opositores ferrenhos do presidente Lula (PT) em Brasília, mas quando é para participar de entregas de obras do Governo Lula em Rondônia, fazem questão de comparecer e dividir palanque, só falta mesmo trocar a camisa azul pela vermelha.

Desolador

A cada hora, chega para esse colunista, vídeos dos corredores Hospital João Paulo II em Porto Velho, com imagens que revelam pacientes à espera de atendimento deitados no chão da unidade de saúde. É um cenário desolador, que precisa de mais humanidade e respeito com os cidadãos porto-velhense e rondonienses.

Ódio

Por que a oposição está tentando criar uma rede de ódio contra a candidata Mariana Carvalho (União) ao Prédio do Relógio? Porque, Mariana como deputada federal, entregou emendas parlamentares para construção de passarelas na Br. 363, praças e a nova rodoviária de Porto Velho.

Educação

O candidato Samuel Costa (Rede/PSOL) ao Prédio do Relógio, nas reuniões que participa, defende a educação de tempo integral e a abertura de novas creches nos bairros da periferia.

Natural

A candidata Euma Tourinho (MDB) à prefeitura de Porto Velho, conseguiu superar o divisionismo do partido, ratificou seu nome na convenção sem brigas internas e deverá ser a predadora natural do candidato Léo Moraes (Podemos) na disputa pelo Prédio do Relógio.

Garantiu

O vereador Dr. Júnior Queiroz (Republicanos) garantiu serviços de patrolamento, cascalhamento e, posteriormente, pavimentação asfáltica de ruas no bairro Cidade Nova. Como médico, Dr. Júnior não se preocupa apenas com a Saúde, mas com a infraestrutura da cidade, em especial, dos bairros nas franjas urbanas.

Vitória

O vereador Aleks Palitot (PRD) comemora uma vitória significativa para os moradores do bairro Maringá, na Zona Leste de Porto Velho. O bairro receberá a pavimentação asfáltica de várias ruas.

Paroca

O candidato a vereador Zé Paroca – nome homologado no Avante – defende em reuniões e visitas que realiza em busca de apoio, a pauta do empreendedorismo e da economia criativa para fomentar a geração de emprego e renda em Porto Velho.

Radical

O deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) gravou vídeo com o pré-candidato a prefeito do seu partido em Nova Mamoré, o extensionista rural Allen Prado. Ele é sócio da Visão Rural e TR – Horas Máquinas, por sua vez, candidato da ala bolsonarista radical no município.

Poeira

O bolsonarismo radical em Nova Mamoré não conseguirá vencer o prefeito pragmatista Marcélio Brasileiro (PL), que busca a reeleição. Marcélio fará a ala radical do bolsonarismo engolir poeira nas urnas.

Sério

Falando sério, o engenheiro André Lima, atual Superintendente Regional do DNIT em Rondônia, acabou com a corrupção que existia no órgão e está ficando conhecido como um grande tocador de obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *