Reunião

MPRO participa de reunião focada no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Encontro em Porto Velho visa fortalecer o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.


Nesta terça-feira (9/7), o Ministério Público de Rondônia (MPRO), em parceria com a organização Childhood Brasil, participou do “Encontro Para Elaboração do Plano de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento, realizado na Escola do Legislativo em Porto Velho, teve como objetivo principal desenvolver estratégias eficazes para melhorar o atendimento às vítimas de abuso sexual.

A Promotora de Justiça Lisandra Wanneska Monteiro Nascimento dos Santos, da 19ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do MPRO, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a rede de proteção. Ela ressaltou que muitas vezes os perpetradores desses crimes são pessoas próximas às vítimas, como familiares, o que aumenta a vulnerabilidade das crianças e adolescentes.

Um dos maiores desafios apontados pela Promotora é a falta de escuta especializada, que pode revitimizar os jovens a cada recontagem do ocorrido. Isso dificulta tanto a instrução do caso quanto a preservação das provas necessárias para a justiça.

O encontro foi mediado por Aline Riba, representante da Childhood Brasil, psicóloga e sanitarista com 18 anos de experiência na área de enfrentamento à violência sexual. A organização é conhecida por seu trabalho dedicado à defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no combate à violência sexual.

A Childhood Brasil é também parceira da Prefeitura Municipal de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), e coautora da Lei n°13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida, que visa garantir um atendimento adequado às vítimas de violência.

O encontro contou com a participação de diversos profissionais e representantes de instituições envolvidas na proteção dos direitos infantojuvenis, buscando fortalecer as políticas públicas e as ações de enfrentamento à violência sexual no estado de Rondônia.