Em uma reunião realizada em Porto Velho nesta sexta-feira (12/7), o Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) discutiram a escassez de professores nas escolas estaduais. O encontro abordou as contratações recentes por meio de processos seletivos, bem como medidas administrativas para garantir a continuidade do ano letivo e a realização de concurso público para diversos cargos educacionais.
Durante a reunião, a Seduc anunciou a formação de uma comissão para realizar um diagnóstico educacional, visando à gestão de recursos humanos, e elaborou um plano de ação para o concurso público. As escolas estão colaborando ao informar suas necessidades, e a comissão já iniciou visitas às unidades educacionais em Porto Velho, com planos de visitar outros municípios nas próximas semanas. O prazo estipulado para a conclusão do diagnóstico é 31 de outubro de 2024.
Os representantes do MP, incluindo o Promotor de Justiça Rodrigo Nicoletti e a Coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc), Promotora Luciana Ondei Rodrigues Silva, destacaram a urgência na convocação dos professores aprovados nos processos seletivos. Também ressaltaram a importância do cumprimento dos termos de cooperação técnica entre estado e municípios, garantindo que os professores estejam em atividades pedagógicas.
Uma nova reunião está prevista para discutir as necessidades educacionais junto à Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep).