O auditório da Escola Estadual Murilo Braga, localizado no centro de Porto Velho, foi a primeira parada do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, durante sua visita à capital rondoniense na quinta-feira (25). Na parte da manhã, o ministro participou da inauguração de uma placa de homenagem no Tribunal de Justiça de Rondônia, em reconhecimento pela visita. À tarde, Barroso se reuniu com magistrados da Justiça de Rondônia.
A visita faz parte do programa Diálogos da Magistratura, uma iniciativa do Poder Judiciário promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o STF e o CNJ, com o apoio das associações regionais da Magistratura e dos Tribunais. Em Rondônia, a ação também contou com a colaboração da Escola da Magistratura.
O ministro foi acompanhado pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Glodner Pauletto; pelo corregedor-geral da Justiça, Gilberto Batista; além de desembargadores, juízes e outras autoridades. O governador Marcos Rocha também participou do evento.
Durante a solenidade no Tribunal de Justiça de Rondônia, foi inaugurada uma placa em agradecimento pela visita do ministro. A placa, que contém uma citação do discurso de posse de Barroso como presidente do STF, foi descerrada pelo desembargador Glodner Pauletto. Em seu discurso, o presidente do TJRO elogiou o empenho da Justiça de Rondônia em fornecer uma prestação jurisdicional eficiente, destacando o reconhecimento do CNJ com o Selo Diamante de Qualidade por quatro vezes. Barroso, por sua vez, agradeceu a homenagem e comentou sobre os desafios enfrentados pela magistratura para oferecer um serviço de qualidade à sociedade.
À tarde, o ministro visitou a Escola da Magistratura de Rondônia, onde participou de uma exposição e se encontrou com juízes e juízas do Estado para discutir os desafios da magistratura.