Desde 31 de agosto, o Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (Ceav) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) inaugurou seu espaço virtual. Agora, além do atendimento físico, os usuários têm acesso a informações detalhadas sobre os serviços oferecidos e formas de acesso por meio do portal hospedado no site do TJRO.
No portal, os usuários encontram cinco seções principais: “Sobre o Ceav”, apresentando o centro e sua equipe; “Principais Serviços Ofertados”, detalhando as atribuições, orientações sobre direitos, encaminhamento para a rede de serviços públicos e informações processuais; “Vítimas e Seus Direitos”, esclarecendo os tipos de vítimas e suas prerrogativas; “Legislação”, apresentando resoluções relacionadas ao atendimento especializado; e “Fale com o Ceav”, listando todas as formas de contato.
O portal também inclui notícias sobre o Ceav, vídeos institucionais, localização, horário de funcionamento e links das redes sociais do TJRO. Com um layout colorido e acessível, o portal visa facilitar a navegação, incluindo botões grandes para melhor acessibilidade.
Segundo a juíza Roberta Cristina Garcia Macedo, o novo espaço será uma referência no atendimento às vítimas de todos os tipos de crimes, proporcionando acesso às informações e suporte necessário. Instituído em 2022 pela Resolução 245/2022-TJRO, o Ceav visa priorizar o atendimento humanizado às vítimas, garantindo igualdade, dignidade e respeito.